Publicado por: Cia Palhaçaria, Risadas e Outras Bestagens | setembro 15, 2009

Um Grito Parado no Ar é atração de sexta (18) às 21 horas. – Festival Nacional de Teatro de Varginha – MG

Teatro Marista Mestrinho abre as portas dia 18 de setembro às 21 horas para receber uma das mais famosas obras de Gianfrancesco Guarnieri.

A peça faz parte da programação do Festival Nacional de Teatro de Varginha

Um grito parado no Ar. Uma comédia que faz chorar ou um drama que faz rir?
Espetáculo, escrito por Gianfrancesco Guarnieri, mostra as dificuldades vividas por jovens atores dentro e fora dos palcos na época da ditadura, explorando o humor e a emoção
Para quem gosta de teatro e quer vivenciar de perto a história de jovens atores que se aventuram nos palcos, a dica é assistir a peça Um Grito Parado no Ar.
O texto, escrito em 1973, pelo consagrado ator e escritor Gianfrancesco Guarnieri reflete o difícil momento no qual a dramaturgia atravessava e Guarnieri, para evitar a censura, então, decide trabalhar pela primeira vez com metáforas e símbolos, comparando os problemas enfrentados no teatro com conflitos do dia-a-dia de qualquer cidadão. A montagem é encenada pela Cia Dom Caixote, composta por atores formados no Studio Beto Silveira, e a direção da peça é realizada por Luiz Felipe Petuxo, ator, diretor e professor de teatro.

otogrito
O pano de fundo da peça são as dificuldades que o grupo de teatro tem que enfrentar dentro e fora palcos, mesclando drama e humor.
“Uma Comédia que faz chorar ou um drama que faz rir? Nossa peça retrata um grupo de atores e sua resistência em prol do teatro. A interação conflituosa entre amigos e amores, as dificuldades da montagem de um espetáculo e o cerceamento da liberdade de expressão movimentam Um Grito Parado no Ar. Guarnieri mescla o indivíduo e o social de forma humana com espaço para o humor, o drama e o romance. Um Grito de paixão pela arte e pela vida”, explica Luiz Felipe Petuxo, diretor da peça.
Em um teatro com “cara” de reforma, a peça Um Grito Parado no Ar vai ganhando vida no seu desenrolar com os atores construindo seus personagens entre andaimes e bobinas. Encenada em um único ato, a peça mostra um dia de ensaio do grupo. Os atores chegam ao teatro arrumam tudo, enquanto se aquecem. Ao longo dos exercícios de improvisos, os objetos são utilizados de acordo com cada situação: os andaimes se transformam em prédios e portões. As bobinas servem de barracas de feira. O público assiste todo o processo de construção das cenas.
Nessas cenas, os atores percebem que os seus problemas são similares aos de suas personagens e suas histórias começam a se misturar. Sempre abordando momentos de fortes emoções. Como, por exemplo, um jogo de futebol que retrata a luta dos jovens contra a ditadura e que resulta na morte de uma menina. Ou, então, as dificuldades enfrentadas pelo nordestino recém chegado na cidade grande.
Segundo relata o diretor, o intuito da Cia Dom Caixote é despertar no brasileiro o interesse pelas causas sociais, fazendo com que ele reflita e compare o momento de ditadura vivido da década de 70 – época que os artistas tinham muitas dificuldades em se comunicar e expressar suas ideias – com o atual. “Mesmo se passado tanto tempo, notamos que os problemas sociais pouco mudaram. As injustiças ainda são as mesmas”, esclarece Petuxo.

Direção e Iluminação: Luiz F. Petuxo. Assistência de Direção: Diogo Mattos. Elenco: Elaine Belmonte, Guilherme Nasraui, Paulo, Rogério Pércore, Sabrina Caldini, Thatiana Oleinik e Vanessa Balsalobre. Participação especial: Diogo Mattos.

fest


Responses

  1. E ai pessoal sem querer achei vocês pela internet, aqui é o marcus o rapaz que faz o som do espetaculo retalho de vila das aguas de poços de caldas, apresentamos em varginha tbm…eu sou o mais magrinho de todos, depois me add no orkut..
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=117992879929144502

    lá ta todo o pessoal…abraços e até mais….


Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: