Publicado por: Cia Palhaçaria, Risadas e Outras Bestagens | outubro 7, 2009

Novidades no Centro de São Paulo

Prefeitura vai recuperar três antigos cinemas e dois devem ser reformados pelo dono dos prédios; processo de desapropriação foi iniciado

Os cinemas de rua devem voltar ao centro de São Paulo. Mas nem todos como cinemas. A ideia faz parte do projeto de revitalização do “corredor” que vai do Teatro Municipal às avenidas Ipiranga e São João.
A prefeitura deve desapropriar três antigos cinemas e dois devem ser recuperados pelo próprio dono dos prédios.
Já estão em processo de desapropriação os antigos Cine Marrocos, Cine Art Palácio e Cine Ipiranga. O Marrocos deve ser transformado em cinema municipal. O Art Palácio provavelmente será uma casa de espetáculos musicais -a Secretaria da Cultura diz que inspirado no Radio City Music Hall, de Nova York. O destino do Ipiranga ainda não foi definido.
O Cine Marabá, na avenida Ipiranga, está em fase final de reforma e deve ser reaberto ainda neste mês. Já a reforma do Cine Metrópole, na praça Dom José Gaspar, está sendo avaliada pelo Conpresp (conselho municipal do patrimônio histórico). Nos dois casos, o proprietário dos imóveis decidiu fazer a recuperação.
Outros dois antigos cinemas -Windsor e Paissandu- também podem ser recuperados, mas não está definido se serão desapropriados ou mesmo se é possível integrá-los ao projeto.
Para ser uma espécie de “integradora” desse polo cultural -que já conta com o Teatro Municipal e as galerias Olido e do Rock- será construída a praça das Artes que abrigará os corpos artísticos do Municipal -Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade, Coral Lírico, Coral Paulistano e Quarteto de Cordas-, o Centro de Documentação Artística, escolas de música e dança. Essa foi a única obra já liberada neste ano pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM).
Outros dois projetos também estão em andamento na área. Um, da própria prefeitura, é a Escola de Circo Piolin. O outro, um centro cultural projetado por arquitetos de Paris para a antiga sede da Polícia Federal.

Região terá mais opções culturais
Os cinemas de rua devem voltar ao centro de São Paulo. Mas nem todos como cinemas. A ideia faz parte do projeto de revitalização do “corredor” que vai do Teatro Municipal às avenidas Ipiranga e São João. A prefeitura deve desapropriar três antigos cinemas e dois devem ser recuperados pelo próprio dono dos prédios.
Já estão em processo de desapropriação os antigos Cine Marrocos, Cine Art Palácio e Cine Ipiranga. O Marrocos deve ser transformado em cinema municipal. O Art Palácio provavelmente será uma casa de espetáculos musicais –a Secretaria da Cultura diz que inspirado no Radio City Music Hall, de Nova York. O destino do Ipiranga ainda é incerto.
O Cine Marabá, na avenida Ipiranga, está em fase final de reforma e deve ser reaberto ainda neste mês. Já a reforma do Cine Metrópole, na praça Dom José Gaspar, está sendo avaliada pelo Conpresp (conselho municipal do patrimônio histórico). Nos dois casos, o proprietário dos imóveis decidiu fazer a recuperação.
Outros dois antigos cinemas –Windsor e Paissandu– também podem ser recuperados, mas não está definido se serão desapropriados ou integrados ao projeto.
Para ser uma espécie de “integradora” desse polo cultural –que já conta com o Teatro Municipal e as galerias Olido e do Rock– será construída a praça das Artes, que abrigará os corpos artísticos do Municipal, o Centro de Documentação Artística e escolas de música e dança.
Essa foi a única obra já liberada neste ano pelo prefeito Gilberto Kassab. Outros dois projetos também estão em andamento: a Escola de Circo Piolin e um centro cultural projetado por arquitetos de Paris para a antiga sede da Polícia Federal.


Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: