Publicado por: Cia Palhaçaria, Risadas e Outras Bestagens | agosto 16, 2010

Sobre a confusão nas Oficinas Culturais!

Artistas e produtores têm feito circular a informação de que as oficinas culturais mantidas pelo Estado desde 1986 seriam extintas.

A secretaria de Cultura preparou um comunicado negando a intenção. Mas, escaldados com os rumores que circulam há meses, os envolvidos com as oficinas não se convenceram.

“Isso é terrorismo”, insiste o secretário. “Estamos reavaliando o desempenho da OS porque temos recebido muitas reclamações a respeito das oficinas. Ela não tem correspondido às expectativas.”

Para que se compreenda melhor a confusão é preciso voltar a novela em alguns capítulos. Desde que entrou em cena, em 2005, a Assaoc já foi acusada de aparelhamento político, falhas administrativas e falta de critérios.

Conta-se o caso de uma cidade que teve uma oficina de pintura em vitral porque a mulher do prefeito não só adorava vitrais como tinha uma amiga que estava louca para oferecer um curso de vitral. E dá-lhe oficina.

Alguns coordenadores de cursos argumentam, porém, que a decadência do projeto decorre, também, de um descaso do Estado.

As verbas encolheram e Sayad teria voltado os olhos para projetos-vitrine, como Companhia São Paulo de Dança, Fábricas de Cultura e Escola de Circo.

Os envolvidos com as oficinas pedem anonimato para poupar a novela de ingredientes mexicanos.
Já Nancy Mollo, presidente do Conselho da Assaoc, trata tudo como um grande mal-entendido. Ela diz que a reavaliação é natural e bem-vinda, e jura não ter recebido informações sobre o possível término do contrato com o Estado ou fim das oficinas.

Criadas a partir de 2004, as Organizações Sociais (OS) viraram o coração administrativo das estruturas culturais do Estado de São Paulo.

As OS são, resumidamente, entidades de direito privado sem fins lucrativos que, por meio de um contrato de gestão com governo, são encarregadas de administrar projetos e equipamentos culturais públicos.

Hoje, são 19 as entidades credenciadas. Mas outras três estão prestes a surgir para cuidar da Biblioteca São Paulo, da Escola de Circo e das Fábricas de Cultura.

Toda OS passa por uma avaliação trimestral, em que tem de apresentar um relatório com o cumprimento de metas. No caso da associação que administra as oficinas culturais, o último relatório chamou especial atenção.

O repasse de verbas também acontece de três em três meses. As oficinas, que têm direito a R$ 20 milhões anuais, receberam, em junho, R$ 5 milhões.

O secretário Andrea Mattarazzo nega que a crise na OS responsável pelas oficinas exponha a fragilidade do modelo. “Todas elas são avaliadas.

E qualquer OS, se não estiver atingindo as metas, pode ter o contrato rescindido.”

Mattarazzo compara a OS à diretoria de uma empresa. “Se uma fábrica está funcionando mal, troca-se a diretoria sem necessariamente fechar-se a fábrica.” A fábrica, no caso, são os equipamentos culturais.

Saiba Mais…


Responses

  1. Eu estou gravando um vídeo pr o Prêmio Comunique-se de jornalismo, o maior prêmio do Brasil e eu sou um dos vncedores e posso ganhar o troféu que eu queria tanto lear pra minha casa.

    Já estou ficando cansado. mas acredito que vai dar tudo certo com esse negócio.

  2. u estou gravando um vídeo pr o Prêmio Comunique-se de jornalismo, o maior prêmio do Brasil e eu sou um dos vncedores e posso ganhar o troféu que eu queria tanto lear pra minha casa.

    Já estou ficando cansado. mas acredito que vai dar tudo certo com esse negócio.

  3. Dia 21 de setembro acontece mais uma edição do Prêmio Comunique-se.

    A festa acontecerá no HSBC Brasil e contará com a presença dos maiores jornalistas do Brasil já que esse é o maior prêmio do país.

    Dia 22 visite o blog que eu já terei todos os resutados aqui pra voçês.

    Um abraço.


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: