Escambo Feliz – Filmes Universitários

Diretores, produtores, autores, estudantes de cinema, vídeo, teatro e afins.

Surgiu aqui na Central dos Atores uma idéia, criada por Douglas Moreira, assíduo membro dessa comunidade, que denominamos Escambo Feliz.

Como o próprio nome diz, signifca exatamente isso: um escambo. E feliz, porque é como esperamos que fique cada um de vocês e dos atores que participarem de seus trabalhos.

Como funciona?

Simples. Quando você tiver um filme ou vídeo universitário pra fazer, ou um piloto, ou alguma coisa pra internet, um projeto pessoal, sei lá, e não puder pagar um cachê, você oferece ao ator a possibilidade de gravar e editar uma cena dele pra ser usada no videobook. Veja bem!!! Não é uma cena do trabalho, uma cópia do filme, nada disso… é uma cena escolhida por ele, gravada, dirigida e editada por você, ALÉM da cópia do trabalho em questão, entende? Seria uma forma de recompensar o ator pelo seu trabalho.

Mas lembrem-se: a forma certa de recompensar o ator pelo seu trabalho é CACHÊ. Continuamos preferindo receber um, mesmo que baixo. Portanto não abusem do Escambo. Não parece, mas somos inteligentes. Dá pra perceber quando um trabalho pode pagar um cachezinho, mesmo que pequeno. Assim como dá pra perceber quando não só pode comoTEM que pagar.

Essa possibilidade foi criada principalmente para atender ás necessidades dos filmes universitários do pessoal de cinema, mas serve para pilotos e programas do pessoal de Rádio e TV, e serve também para o pessoal de teatro que, de repente, pode ajudar a preparar o ator pra quando ele for gravar uma cena, ou orientá-lo para o teste de uma peça, qualquer coisa assim. Aliás, o ator pode não querer gravar uma cena e sim reeditar seu videobook, atualizá-lo. Ou então quer ser preparado pra um teste de vídeo importante. Qualquer coisa que possa ser trocada.

Enfim, o Escambo Feliz é o mínimo que vocês podem fazer para que a gente não se sinta explorado e tendo que sempre trabalhar nesses projetos gratuitamente.

Se você gostar da idéia, nós também vamos gostar.

A origem:

by Douglas

Curta universitário oferece lanche, transporte e o material pro portfólio?

Não vou criticar, já falamos disso aos montes aqui e eu também já falei que concordo com a teoria do faz quem quer, quem não quer não faz e ponto. Direito de escolha.

Mas tão pedindo figurantes pra cena de balada! E você ganha o vídeo como portfólio! DEUS DO CÉU!! É igual fazer figuração em torcida de futebol! Ninguém vai te ver! Nem a sua mãe que te conhece! Se você entrega isso pra um produtor ele simplesmente RI da sua cara!!

Mas vamos deixar de lado a parte em que subestimam a nossa inteligência (Não quero briga! Não hoje!!), e vamos à idéia:

E se ao invés do pessoal dos curtas dar só o lanchinho e o transporte, se propusessem também a FAZER o portfólio dos atores do curta? Os atores que passassem no teste pro curta, levariam no dia das gravações duas cenas, dois monólogos já dirigidinhos e o pessoal do curta faria a gravação e edição disso na faixa!

Isso poderia ser feito nos estúdios da faculdade, numa data posterior, pra não atrasar as gravações do curta. Seria uma troca bem justa! O ator faz o que quiser nos monólogos e fica com a cópia, que os estudantes gentilmente cederiam ao ator!

Responses

  1. muito bom o site! gostei muito da idéia do escambo feliz. estudo audiovisual e acho completamente viável…

    muito bom.

    Enfim, estou preparando um curta metragem para rodar em agosto de 2008, ou seja, daqui a alguns dias e estamos sem ator principal. o curta tem 15 min aprox., e estamos procurando um homem que aparente ter entre 20 e 30 anos, tenha até 1,70m e esteja acima do peso.
    comida, transporte… blablabla, e embarquei completamente na idéia do escambo feliz! então é só mandar um e-mail para guilhermferrari@gmail.com caso se interesse e tenha esse perfil, ou pelo amor de deus se você conhece alguém que tenha esse perfil fale com ele e made falar comigo!

    muito muito obrigado!

  2. parabéns pela idéia!

  3. Pessoal, que bom tem gente como vocês com essas iniciativas ótimas! Esse blog tá muito interessante… Só não encontrei muitas informações sobre fazer parte desse projeto, alguém me ajuda?? Obrigada!!!

  4. Olá Palco de Ideias, a melhor forma de participar é acompanhando a comunidade do orkut da qual o blog pertence… a Central de Atores.

    Tem links para lá, por todo o blog…

    Bem vindos!

  5. Ola, sou Bruno e estou interessado em participar abertamente com esses projetos, faço trilhas de curta e atuo.

    se houver interesse.

    bdduprat@yahoo.com.br


Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: