Publicado por: fabimoraes | julho 1, 2008

Como faço para ter meu “DRT”?

 

Dia desses na Comunidade da “Central de Atores” um tópico causou polêmica.

 

Um colega queria saber como fazia para ter o “DRT” dele, e pra que servia o dito cujo.

 

Popularmente denominado “DRT”, o registro profissional é um dos primeiros anseios daqueles que decidem encarar a aventura de viver de teatro.

 

Vejam bem: o nome correto é REGISTRO PROFISSIONAL. “DRT” é sigla da “Delegacia Regional do Trabalho”, órgão do Ministério do trabalho responsável por anotar na carteira de trabalho do ator o número de seu registro profissional. PLIM! Acende uma lâmpada!

 

Sim! Você deve ter a carteira de trabalho para poder obter o registro profissional, pois é lá que serão anotados seus contratos de trabalho.

 

Para quem não sabe, a profissão de artista foi reconhecida pela Lei nº 6.533 / 1978, regulamentada pelo Decreto nº 82.385, de outubro do mesmo ano.

 

Ou seja, somos profissionais reconhecidos pela legislação há trinta anos, e até hoje pairam dúvidas sobre os mecanismos de obtenção do registro profissional e sua serventia.

 

Segundo o artigo 6º da referida Lei, “O exercício das profissões de Artista e de Técnico em Espetáculos de Diversões requer prévio registro na Delegacia Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho, o qual terá validade em todo o território nacional”.

 

O médico precisa do registro profissional perante o Conselho Regional de Medicina para poder atuar, o advogado perante a Ordem dos Advogados do Brasil, o dentista perante o Conselho Regional de Odontologia”.

 

Mas, e o ator, deve se registrar onde? Que órgão equivale aos citados?

 

Trocando em miúdos, o Decreto prevê que podem ter o registro profissional como artista:

 

1). Portadores de diplomas de curso superior reconhecidos pelo MEC;

2). Portadores de diplomas de curso técnico reconhecido pelo MEC;

 

Basta o candidato ao registro pegar seu diploma reconhecido pelo MEC, e ir direto à Delegacia Regional de Trabalho. Portanto, meus caros, antes de perder tempo e dinheiro em um curso com a intenção de obter o registro profissional, verifique se o mesmo, repita-se, é reconhecido pelo MEC. Caso contrário, necas de registro!

 

Ok, mas e se eu tenho uma vasta experiência e não tenho diploma algum, nem possuo condições de ter, mas preciso do registro para poder trabalhar?

Então você se enquadra na terceira hipótese prevista na lei, que é:

3). Portadores de atestado de capacitação profissional fornecido pelo Sindicato.

Aí é que entra o Sindicato dos Artistas da sua região. Você deve procura-lo e se informar sobre o que deve fazer para obter o tal atestado de capacitação.

Cada Sindicato tem seus critérios para determinar se o candidato está apto ao registro profissional e então emitir o malfadado atestado. Por isso, aqui em São Paulo, ora tem banca, ora tem somente análise do material, ora um misto. Depende da Comissão criada para definir os requisitos.

E, lembre-se, conforme diz o artigo 6º, citado lá em cima, seu registro profissional vale no país inteiro, mesmo que obtido em um Estado.

Assim, de posse do seu diploma de curso superior ou técnico, ou do atestado de capacitação emitido pelo Sindicato e também de sua carteira de trabalho, você deve ir à DRT (Delegacia Regional do Trabalho) para pedir a emissão do registro profissional. Vale consultar o órgão para saber se é exigido mais algum documento. Normalmente, xerox do RG, CPF e comprovante de residência.

A Delegacia Regional do Trabalho vai anotar um número na sua carteira de trabalho. Esse número é o tão sonhado “DRT”, ops! Registro profissional!

Na Lei ainda estão assegurados diversos direitos e estão descritos detalhes da profissão do ator cujo conhecimento pode ser bastante útil. É interessante também saber o conceito legal de “artista” e de “ator”, que estão no quadro anexo do Decreto 82.385. Vale à pena dar uma bisbilhotada.

 

Para consultar as leis na íntegra, acesse www.planalto.gov.br

 

Para mais informações sobre como obter o registro profissional (São Paulo) www.satedsp.org.br

 

Para informações sobre como obter sua carteira de trabalho: http://www.poupatempo.sp.gov.br

 

Delegacia Regional do Trabalho em São Paulo: Rua Martins Fontes nº 109, Centro. Telefone: (11) 3150-8106 


Responses

  1. Parabéns pela maneira de instrução dada por esse blog… Ajudou muito…

  2. Maravilha a sua atitude em esclarecer essa dúvida que é tanta gente!
    Um suave bater de asas.

  3. Só posso parabenizer o blog por escalrecer aos profissionais e aos canditados.
    Abraços.

  4. Gente desculpe sobre o ocorrido sobre o plágio desse texto, eu não sabia que era copiado quando me mandaram publicar! Iremos apagar esse post hoje ok!😉

  5. oi vei um progama
    novo radio de londrina
    o locutor
    laheber
    a radio do coração do jovem
    vei ai……………………….

  6. Não possuo ainda a “DRT” e gostaria de saber se é preciso para todos os trabalhos…por exemplo comerciais…filmes??é necessário né?
    obrigadaa

  7. Franciele a maioria dos trabalhos, exige sim, o registro profissional. [drt] –

  8. PARABÉNS PELA EXCELENTE RESPOSTA E PRINCIPALMENTE POR SUA BOA VONTADE EM AJUDAR NOSSA COMUNIDADE, QUE É TÃO DESUNIDA…
    POIS OLHA MEU CASO, TENHO DIPLOMA SUPERIOR EM MARKETING HÁ MAIS DE 6 ANOS, E NEM SABIA DESSA INFORMAÇÃO DO CURSO SUPERIOR, COMO FACILITADOR NA EMISSÃO DO REGISTRO….
    CARA MAIS UMA VEZ OBRIGADO!!!!!

  9. Perfeito!

  10. Nós Brasileiros somos Tão Desorientados que sofremos atoa na vida por desconhecer muitas leis, direitos e até promessas. Se por causa de um Registro Proficional “DRT” cria-se uma confusão, imagina a SALVAÇÃO ETERNA CONCEDIDA PELO CONSELHO CELESTIAL? SOMENTE OS QUE TIVEREM O SELO DO ESPÍRITO SANTO TERÁ OS DIREITOS DA SALVAÇÃO E DO GALARDÃO. MAS COMO CONSEGUE ISSO? PERGUNTE NA RECEPÇÃO DA FÉ: Rua dos Humildes n° 7 sala 777 Bairro Coração. Cidade das Almas. País: ESPÍRITO.
    RECEPÇÃO: PROFETA
    PRESIDENTE: Sr. JESUS CRISTO
    Preencha o formulário com a boca e confesse que Ele é o seu Senhor e Salvador. Abandone a ignorância e receba Sua sabedoria. Pronto! Receberá seu “A.R.D” Aprovação no Reino de Deus. Gostou? ou ligue para 21 9935 1717 para maiores informações.Se tiver duro acesse atorpaulonasa@hotmail.com Tem lam House de 1 real e tem amigos que deixa ficar no pc alguns minutos, suficiente para vc ter acesso por toda Eternidade!Vale apena!

  11. ESSE É BOM

  12. TAMBÉM GOSTEI FILHO!

  13. A IDÉIA FOI MINHA!

    O QUE EU NÃO FAÇO PARA SALVAR QUANTOS FOR PRECISO???
    Por mim Salvaria a Todos! Mas nem Todos Crêem… Se esforssem terráquios!!!

  14. Sem Palavras!!
    Tamos aqui para auxiliar…e Obedecer..

  15. Oxente achei que pessoas assim com boa vonta só existisse na minha terra…

    Parabéns pela explicação.

  16. Parabéns
    Dificilmente se encontra na net, repostas tão detalhadas e de forma clara e direta.

  17. as informações são otimas gostei muito .
    e obrigado…..

  18. Parebéns, excelente modo de responder,simples direto e divertido.

  19. Até que em fim achei o caminho das pederas , demorou 34 anos mas alguém me explicou como faço para deixar o meu medo de lado , e realmente fazer o que eu gosto ser artista bjos obrigada e fiquem com Deus .

  20. Bom, ve se eu entendi direito…a pessoa que tiver um curso tecnico ( qualker tecnico) reconhecido pelo mec tem direito de tira DRT ?
    me responda por favor ..

  21. obrigado ajudou muito e boa sorte a todos que estão lutando para obitero seu

  22. Parabéns pela foma como explanou. Eu q não sou da aréa e estou fazendo apenas um favor.Obtive informaçoes preciosas q não consegui obter na DRT.

  23. OBG!!

  24. obrigada pelos esclarecimentos…

  25. Muito boa mesmo a explicação acima acerca do Tal DRT. Engraçado, essa mania de ser artista apenas quem tem documento “DRT” e não quem tem talento. Desde de 9 anos que procuro tirar este documento, fiz diversos espetaculos, oficina livre em São Paulo, sou Imitador, Radialista,Poeta, Homem, Bicha, Mulher, Dreeg e ainda não sou artista por não ter DRT. Menina sou um fracasso.!?… Uma pinoia!Dane-se o Departamento Ridiculo de Trabalho.
    Eu só mais eu.
    clauhsesuaturma@hotmail.com
    warley.clauhs@ferroeste.com.br.
    Abraço a todos!

  26. owowoww.. Que show de esclarecimentos , sem muitos rodeios e de portugues popular vcs esclareceram todas minhas dúvidas…. valeu mesmo , obrigada..

  27. Parabéns!
    Estava a procura de uma explicação e a sua foi essencial e direta!

  28. Olá pessoal. Faço Teatro há 2 anos, tenho 16 anos moro em Americana-SP. Para fazer teste na globo precisa do ” DRT “. Para tirar DRT precisa ser mais de 18 anos? Aguardo a Resposta. Abraço a todos!

  29. TIRAR O DRT
    Entre em contato com o Facebook: Satedrn Riograndenorte
    Ou pelo email : satedrn@hotmail.com
    Aqui vc tira todas as suas duvidas!
    E tira seu DRT

  30. Legal! agora sim posso ser atriz profissional estava precisando mesmo desta resposta!
    parabéns vc ajudou bastante!!

  31. meu nome é diego e quero fazer algumas perguntas: é que escrevir num curso de teatro e passei, mas eu tenho 16 anos e me disseram que a partir de 16 anos o drt é exigido.é verdade? quanto é pra fazer em salvador? que documentos devo levar? muito obrigado pela atenção.

  32. Olá, entre em contato com o Sated RN.
    Tire o seu DRT, e esclareça todas as suas dúvidas! Obrigado!
    084 91033331
    084 32016555
    Facebook: Sated Riograndenorte
    E-mail: satedrn@hotmail.com

  33. Tenho uma empresa de Publicidade ha 10 anos, formalizei como micro-empreendedor individual há 01,trabalho como locutor e editor fazendo gravações comerciais com faço para adquiirir a DRT?


Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: